O Programa HJ Social iniciou suas atividades em 2009 e procura estar cada vez mais presente e assíduo no Hospital Jaraguá.
Como principal objetivo, o programa oferece ações nas áreas de assistência social e saúde, trabalhando na prevenção e na educação, de forma criativa e transformadora para a comunidade e para os funcionários.
As atividades realizadas são acompanhadas de forma técnica e responsável por meio de uma equipe multidisciplinar, considerando as características e as necessidades do público-alvo.
Conheça algumas delas:
Ação Comunitária
Cultivar um estilo de vida saudável ajuda a manter o corpo em forma e a mente alerta, protegendo e prevenindo doenças ocasionais.
É nessa busca pela vida saudável que desenvolvemos ações comunitárias e eventos de promoção e prevenção à saúde para toda a comunidade de Jaraguá do Sul e região.
Além disso, buscamos promover a saúde preventiva com ações de recreação, exercícios regulares, controle de peso e qualidade nutricional.
Apoio Psicossocial
A equipe de Psicologia Clínica do Hospital Jaraguá realiza atendimentos psicológicos que auxiliam o paciente em seu processo de adoecimento visando à minimização do sofrimento provocado pela hospitalização.
Os profissionais também prestam assistência aos familiares e à equipe de saúde, com o objetivo de garantir o bem-estar de todos.
Assistência Espiritual
A Capelania Hospitalar realiza assistência religiosa e espiritual, com o objetivo de prestar solidariedade e oferecer conforto humano aos pacientes e seus familiares, sempre com respeito à individualidade e as crenças de cada pessoa.
Banco de Leite Humano
O principal objetivo do Banco de Leite Humano é garantir e assegurar o aleitamento materno exclusivo, como direito fundamental para o desenvolvimento das crianças.
As atividades desenvolvidas são voltadas ao apoio e a orientação às puérperas, priorizando sempre a amamentação.
Em 2015, recebemos mais uma vez, o Certificado Internacional na Categoria Ouro pelo Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano.
Brinquedoteca
Desde 2009, a Brinquedoteca Hospitalar desenvolve atividades pedagógicas em um espaço que oferece entretenimento e suporte no tratamento dos pacientes.
O trabalho, realizado pela equipe de pedagogia com suporte de uma equipe multidisciplinar, é voltado para atividades de caráter lúdico, que busca humanizar o ambiente hospitalar e os processos que envolvem o tratamento médico.
Dessa forma, proporcionamos um equilíbrio nas questões que abrangem situações de ansiedade e medo, tão pertinentes no momento de hospitalização.
Projeto Acolher
Com a permanência dos pais no Hospital para acompanhar o recém-nascido internado, percebe-se a ruptura com a vida fora do contexto hospitalar.
Nessa perspectiva, criou-se o Projeto Acolher, um projeto humanizado, baseado em práticas que favorecem o bem-estar dos pais no hospital.
O objetivo é oferecer uma assistência humanizada para uma boa construção de laços a esses pais, que, por vezes, assumem o ambiente hospitalar como uma moradia.
Oferecemos um espaço acolhedor com camas, armários, banheiro, poltrona e plantas, onde seja possível realizar um processo de escuta e acolhimento pelas equipes de Assistência Social e Psicologia, permitindo que os pais compartilhem seus sentimentos.
A equipe esclarece dúvidas e facilita o processo para deixá-los mais tranquilos, fortalecendo seus vínculos, permitindo a integração e a troca de experiências, e estimulando aspectos da socialização.
Projeto Criando Laços
As equipes de Psicologia, Enfermagem, Assistência Social e os médicos atuantes na UCI e UTI Neonatal e UTI Pediátrica proporcionam, semanalmente, um momento de escuta, orientação e acolhimento aos pais de crianças internadas.
Com isso, envolve-se a família no processo de recuperação da criança, diminuindo problemas de comunicação e reduzindo o estresse decorrente da internação.
Voluntários da Saúde
Os Voluntários da Saúde se dedicam a diversas atividades, doando parte de seu tempo para a melhoria da qualidade de vida dos nossos pacientes e funcionários.
O principal objetivo do projeto é oferecer atividades sociais, culturais e educativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Projeto Família Participante
Este projeto tem como intuito atender os familiares e/ou acompanhantes das crianças internadas na ala pediátrica.
A presença da família ou responsável junto às crianças hospitalizadas é um ponto fundamental, pois reduz as dificuldades decorrentes da internação e contribui para uma recuperação mais rápida.
A equipe de enfermagem conta com o auxílio da família para os cuidados com a criança, por exemplo: a troca de roupas, banho, alimentação e distração das crianças.
Projeto Com-Viver
Este projeto consiste no treinamento (da Psicóloga Clínica e Capelania) e suporte para a equipe de saúde.
Após a realização deste treinamento, se pedido por um membro da equipe, é realizado atendimento individual ou coletivo.
Dentre os assuntos, estão: relação dos acompanhantes e da equipe multidisciplinar, dificuldades dos acompanhantes na hospitalização dos pacientes, óbito e envolvimento psicológico e espiritual da equipe de profissionais da saúde (medos, angústias e ansiedades).
Programa de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS)
O Programa de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS) busca o aprimoramento da questão ambiental no Hospital e consiste em ações que reduzam os impactos causados pela geração de resíduos no meio ambiente.