Maternidade

Reconhecida pela UNICEF, em 2001, como o “Hospital Amigo da Criança”, a Maternidade do Hospital Jaraguá possui infraestrutura completa para atender as mamães e seus bebês.

Atualmente, são 41 leitos divididos entre apartamentos, quartos individuais e coletivos, sendo que todos funcionam como sistema de alojamento conjunto. Ou seja, nos casos em que o recém-nascido nasce sadio, o mesmo permanece com a mãe em um mesmo ambiente até a alta hospitalar. Este sistema possibilita a prestação dos cuidados assistenciais necessários, como orientação à mãe sobre a saúde do binômio mãe-filho.

A Maternidade é credenciada para gestantes de alto risco e pela Rede Cegonha, e possui todos os equipamentos necessários para consultas obstétricas de urgência e emergência, partos e assistência neonatal; além de contar com uma equipe de médicos e enfermeiras obstétricas treinada e habilitada para acompanhar o trabalho de parto, prestar assistência às gestantes e oferecer o apoio necessário em todos os momentos.

Procedimento de chegada

Nós, do Hospital Jaraguá, nos sentimos muito felizes por fazer parte deste momento tão especial: o nascimento de seu bebê!

Para que sua estadia seja tranquila, são necessários alguns cuidados. Em nosso Manual de Boas-Vindas você saberá tudo sobre o processo de internação e também poderá esclarecer dúvidas.

Ao chegar ao Hospital Jaraguá, dirija-se à Recepção do Bloco A para preencher a ficha de atendimento de PA Obstétrico. Em caso de internação, a equipe irá direcionar o seu acompanhante para a Sala Administrativa da Maternidade, que realizará a sua internação. Assim que iniciar o trabalho de parto na fase ativa, você será encaminhada para o Centro de Assistência ao Parto.

Dirija-se diretamente ao Bloco B no setor de internação. Logo em seguida você será encaminhada para o quarto para se preparar e ir para o Centro Cirúrgico conhecer o amor da sua vida!

Não esqueça de trazer sua caderneta de gestante, seus documentos e os do seu acompanhante, que deve ser maior de 18 anos. Se você for menor de idade, solicitamos a presença de um responsável para acompanhar a sua internação.

Lista da Maternidade

Mamãe, preparamos essa lista para te ajudar na organização do que você vai precisar ao vir para a maternidade.

_ Trajes e roupas íntimas confortáveis;

_ Pijamas;

_ Toalhas;

_ Chinelo;

_ Produtos de higiene pessoal;

_ Absorventes higiênicos;

_ Fraldas (tamanho recém-nascido);

_ Lenços umedecidos;

_ Roupinhas: 3 macacões de manga longa, 3 bodies de manga longa + calças, 2 cueiros, 1 manta, 1 toalha de banho ou fralda de pano, meias, luvas e touca;

_ Produtos para higiene do bebê;

_ Produtos para higiene do coto umbilical: álcool 70% de 100ml + cotonetes.

Procure vir sem adereços, como correntinhas, brincos, pulseiras, piercing e aliança e com unhas sem esmalte ou com esmalte de cores claras.

Assistência Médica e Enfermagem

O Hospital Jaraguá faz parte de um dos momentos mais significativos da existência humana: o nascer.

É por isso que as equipes que atendem a gestante e o bebê são capacitadas para oferecer um atendimento de excelência, não só na competência técnica, mas também ao proporcionar um ambiente confortável e seguro.

Norteadas pelos princípios da Rede Cegonha e da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, as equipes assistenciais se mantêm constantemente atualizadas e capacitadas para oferecer o que há de melhor a você.

Confira nossas iniciativas

Projeto Criando Laços

A equipe multiprofissional atuante na UCI Neonatal e UTI Neopediátrica proporcionam aconselhamentos aos pais de recém-nascidos internados.

Rede cegonha

Conjunto de ações para garantir o atendimento de qualidade, seguro e humanizado para todas as mulheres, feito via Sistema Único de Saúde (SUS).

Hospital amigo da criança

A Iniciativa idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

Dúvidas frequentes

Cadastre em nossa newsletter e receba nossas novidades