O Banco de Leite Humano (BLH) é um setor de iniciativas públicas vinculadas a hospitais infantis e maternidades, responsável por promover e assegurar o aleitamento materno para o desenvolvimento das crianças.
O setor faz coleta, seleção, processamento, armazenamento, controle de qualidade, pasteurização e distribuição do leite humano a bebês prematuros ou com patologias internados na UTI Neonatal, UCINco, UCINca e demais setores de internação. Também realiza atendimento de orientação, promoção e apoio a todas as mães em processo de amamentação até o desmame.


Desde 2017, o BLH do Hospital Jaraguá mantém a Certificação Internacional na categoria Ouro no Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, com premiação de excelência pelos serviços prestados.
Estrutura física:
- Hall de entrada;
- Sala de espera;
- Sala de Acolhimento;
- Expurgo;
- Sala de materiais de coleta externa;
- Laboratório;
- CIAM (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno).
Caso você tenha qualquer dúvida relacionada à amamentação, procure o Banco de Leite do Hospital Jaraguá, que funciona diariamente das 7h às 19h, ou entre em contato pelo telefone (47) 3274-3053 ou WhatsApp (47) 99992-6197.
Principais dúvidas:
- Quem pode ser atendida?
Todas as mães em processo de amamentação ou desmame.
- Quem pode doar leite?
Toda mulher saudável que estiver amamentando e apresente produção de leite superior às necessidades do seu bebê.
- Como doar?
Entre em contato com o Banco de Leite mais próximo e manifeste o desejo de doar. Buscamos o leite nas residências das doadoras para facilitar o processo.
- Como ocorre a coleta externa?
Realizamos contato semanal com as doadoras via WhatsApp (Grupo de Doadoras) ou por ligação e montamos o roteiro para todas as quartas e quintas-feiras serem realizadas as coletas em Jaraguá do Sul, Corupá, Massaranduba, Guaramirim e Schroeder.


Um pouquinho do que você doa é tudo para quem precisa. Seja uma doadora de leite materno! Entre em contato com o Banco de Leite mais próximo.
Se você é da nossa região e quer ser uma doadora, ligue para (47) 3274-3053.