Home » Maternidade » Unidade Neonatal

Unidade Neonatal

Serviço de internação responsável pelo cuidado integral do recém-nascido grave ou potencialmente grave. Possui uma área com infraestrutura completa para internação de pacientes que necessitam de cuidados intensivos ou intermediários, com uma equipe treinada e equipamentos modernos que seguem a linha de cuidados progressivos, ou seja, se adaptam à condição clínica do recém-nascido.

A Unidade Neonatal do Hospital Jaraguá disponibiliza os seguintes serviços:

• Unidade de Terapia Intensiva Neonatal;
• UCINCo (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional);
• UCINCa (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru);
• Banco de Leite Humano.

Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI)

Conta com 10 leitos dedicados ao atendimento de recém-nascidos graves, prematuros extremos menores de 30 semanas gestacionais ou com peso menor que 1.500 gramas, recém-nascidos de qualquer idade gestacional que necessitem de ventilação mecânica, recém-nascidos que necessitem de cirurgias de grande porte ou pós-operatório imediato de cirurgias de pequeno e médio porte.

Também contamos com serviço médico, de enfermagem e de fisioterapia especializados em Neonatologia, garantindo um atendimento de qualidade e diferenciado ao neonato.

UCINCo: Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional

Também conhecida como Unidade Semi-intensiva, a UCINCo conta com 10 leitos dedicados ao atendimento de recém-nascidos considerados de médio risco que necessitem de assistência contínua após o nascimento.

Este serviço é a continuidade do cuidado aos bebês que saíram da UTI Neonatal e busca fortalecer ainda mais o vínculo “mãe – pai – filho”, permitindo a entrada livre dos pais no setor e dando a oportunidade de realizarem os cuidados de higiene, conforto ao bebê e o Método Canguru. Visa também estimular e promover o aleitamento materno exclusivo.

UCINCa: Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru

A UCINCa conta com 3 leitos e uma infraestrutura física e material que permite acolher a mãe, o pai e o filho para a prática do Método Canguru, permanência no mesmo ambiente durante 24 horas até a alta hospitalar. Atende bebês prematuros de até 36 semanas, baixo peso até 2,5 kg e outras comorbidades.

Possui suporte assistencial por equipe treinada, sendo o segmento da UCINCo que possibilita a prestação de todos os cuidados assistenciais e a orientação adequada sobre a saúde da mãe e do recém-nascido prematuro.

Os bebês atendidos na UCINCa são estáveis e seguem com o atendimento, pois as mães manifestam o desejo de estimular ainda mais o desenvolvimento integral do seu bebê prematuro, empoderando o cuidado materno e preparando a família para retornar para casa com o bebê.

Cadastre em nossa newsletter e receba nossas novidades